Hoje na Economia – 19/10/2023

Hoje na Economia – 19/10/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, o Livro Bege do Fed, que foi divulgado ontem, destacou que a atividade, no mês de setembro, manteve o ritmo de crescimento observado no mês anterior, ainda que alguns distritos tenham mencionado alguma desaceleração verificada na margem. Outros distritos também mencionaram expectativas de crescimento piores à frente, o que corrobora o discurso de membros do Fed de que pode haver um  enfraquecimento da atividade que ainda não tenha se refletido nos dados.

Para hoje, a agenda de dados inclui a divulgação de indicadores de atividade nos EUA, mas terá como destaques os discursos de membros do Fed, em especial do Presidente Jerome Powell. Os pedidos semanais de seguro-desemprego recuaram de 211 mil para 198 mil, nível inferior ao esperado pelos analistas (210 mil). O índice de atividade do Fed da Filadélfia permaneceu em campo contracionista em outubro, mas avançou de -13,5 para -9, ante -7 esperado. Mais tarde saem as vendas de casas usadas e o indicador antecedente referentes a setembro. Os mercados ficarão atentos aos discursos de Powell, Goolsbee, Bostic, Harker e Logan, agendados para hoje.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos não possui maiores destaques hoje. Foi divulgada a 2ª prévia do IGP-M de outubro, que mostrou variação positiva de 0,64% e acelerou em relação à mesma leitura no mês anterior (0,34%). Os preços ao produtor subiram 0,83% nesta leitura, enquanto os preços ao consumidor registraram variação moderada (0,14%). O INCC-M avançou 0,28%.

Topo