Hoje na Economia – 19/12/2023

Hoje na Economia – 19/12/2023

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, os destaques da agenda econômica internacional foram a decisão de política monetária do Banco Central do Japão (BoJ) e a divulgação final da inflação ao consumidor referente a novembro na Zona do Euro. Na reunião de dezembro, o BoJ não surpreendeu e manteve a taxa básica de juros em -0,10%, em linha com a expectativa consensual do mercado, além de manter a política de controle da curva de juros inalterada, sem dar maiores sinalizações quanto aos próximos passos. Na Europa, a inflação ao consumidor de novembro foi revisada de -0,5% M/M para -0,6% M/M, mas manteve a variação interanual de 2,4%. A variação do núcleo também foi mantida em 3,6% A/A.

Para hoje, a agenda contempla a divulgação de dados referentes ao setor imobiliário nos EUA e discursos de membros do Fed. Serão divulgadas as novas construções de casas e as concessões de licenças para construções de novembro. Bostic e Barkin têm falas agendadas.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque de hoje foi a divulgação da ata referente à última reunião do COPOM, pelo Banco Central. A ata trouxe tom similar ao do comunicado e reforçou a sinalização de que o comitê segue considerando o ritmo de 50 pb como adequado para a continuidade do ciclo de flexibilização monetária, em que pese o reconhecimento da melhora da dinâmica inflacionária interna e do cenário internacional, mas que segue demandando cautela.

Topo