Hoje na Economia – 27/02/2024

Hoje na Economia – 27/02/2024

 Cenário Internacional

Hoje a agenda global contempla a divulgação de dados de atividade e de housing nos EUA. Serão divulgadas as encomendas de bens duráveis de janeiro, em sua leitura prévia, que devem ter recuado em relação ao mês anterior, os preços de casas de dezembro e o índice de confiança do consumidor do Conference Board para fevereiro. Também saem a sondagem industrial do Fed de Richmond e de serviços do Fed de Dallas, ambas referentes a fevereiro.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda local foi a divulgação do IPCA-15 de fevereiro, que registrou variação de 0,78% M/M, inferior à esperada pela SulAmérica Investimentos e pela projeção mediana do mercado (0,82% M/M). O dado prévio de fevereiro foi pressionado pelo grupo Educação, que avançou 5,07% M/M (em linha com a nossa projeção), refletindo o impacto dos reajustes das mensalidades escolares. A surpresa baixista foi explicada, em maior grau, pela deflação mais intensa do que a esperada nos preços de passagens aéreas, enquanto a alimentação no domicílio também veio abaixo do esperado. Em termos da composição qualitativa, os serviços subjacentes vieram em linha com o esperado, compatíveis com alguma desaceleração em relação aos dados de janeiro.

O Relatório Focus, também divulgado nesta manhã, trouxe revisões marginais das expectativas de inflação de 2024 e 2025. O IPCA projetado para este ano caiu de 3,82% para 3,80%, enquanto a inflação esperada para o próximo ano caiu para 3,51%, de 3,52%. Quanto a crescimento, a projeção consensual para o PIB deste ano é de alta de 1,75%, acima do número do relatório anterior (1,68%).

Topo