Hoje na Economia – 20/02/2024

Hoje na Economia – 20/02/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, o Banco Central Chinês (PBoC) surpreendeu a expectativa consensual dos analistas ao anunciar um corte maior do que o esperado na taxa de empréstimos de 5 anos, que caiu de 4,2% para 3,95%, ante projeção de mercado de 4,1%. O corte de 25 pb na taxa de 5 anos veio após a manutenção da taxa de 1 ano em 3,45%, e sugere a intenção das autoridades chinesas em promover estímulos ao setor imobiliário.

Na Zona do Euro, os dados de salários apurados pelo Banco Central Europeu (ECB) mostraram desaceleração dos ganhos salariais no 4º trimestre de 2023 para patamar próximo a 4,5%, o que tende a ser notícia positiva para o processo de desinflação de serviços.

Hoje a agenda global de dados segue pouco movimentada, contando apenas com a divulgação do Indicador Antecedente referente a janeiro, nos EUA. A expectativa mediana do mercado é que o índice tenha recuado 0,3% M/M.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados também não possui maiores destaques, e o noticiário político segue no radar dos investidores. A segunda prévia do IGP-M de fevereiro mostrou deflação de 0,49%, puxada pelos preços ao produtor, que recuaram 0,84% M/M na esteira da queda dos preços de produtos agrícolas.

Topo