Hoje na Economia – 20/03/2024

Hoje na Economia – 20/03/2024

 Cenário Internacional

No overnight, o Banco Central chinês (PBoC) manteve as taxas de empréstimos de 1 e de 5 anos estáveis em 3,45% e 3,95%, respectivamente, conforme amplamente esperado.

Na Europa, foram divulgados dados de inflação na Alemanha e no Reino Unido. Os preços ao produtor na Alemanha variaram -0,4% M/M em fevereiro, abaixo do esperado pelo mercado (-0,1% M/M) e do dado anterior (0,2% M/M), levando a deflação acumulada nos últimos 12 meses para -4,1%. No Reino Unido, a inflação ao consumidor surpreendeu levemente para baixo em fevereiro tanto no headline quanto no núcleo, que caiu de 5,1% para 4,5% na comparação interanual, ante 4,6% esperado.

Para hoje, o principal destaque da agenda global é a reunião do FOMC, nos EUA. A expectativa da SulAmérica Investimentos é de manutenção do intervalo das Fed Funds Rates em 5,25%-5,50%, alinhada ao amplo consenso de mercado. Também há expectativa de que o comunicado traga poucas mudanças, na medida em que os mercados estarão atentos à divulgação das projeções dos membros do comitê para o cenário de juros, dado que existe incerteza quanto a uma diminuição do número de cortes projetados para 2024 e 2025.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje será o anúncio da decisão de política monetária após a reunião do COPOM. A expectativa da SulAmérica Investimentos, em linha com o consenso de mercado, é de que o comitê mantenha o plano de voo e corte a meta para a taxa Selic em 50 pb, para 10,75% ao ano. Do ponto de vista da comunicação, esperamos que o comunicado contemple alguma deterioração na conjuntura doméstica, associada à dinâmica menos benigna da inflação subjacente, mas que o comitê mantenha a sinalização de que segue avaliando o ritmo atual de cortes como adequado para as próximas reuniões, no plural.

Topo