Hoje na Economia – 20/04/2023

Hoje na Economia – 20/04/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o livro bege do Fed divulgado ontem mostrou panorama de estagnação da economia americana no 1º trimestre, o que voltou a preocupar os mercados quanto aos riscos recessivos. Os boletins destacaram a perda de tração observada no mercado de trabalho e a desaceleração nas concessões de crédito, associada às incertezas acerca da solvência do sistema bancário, além de dados de inflação mais comportados na margem.

Na China, as taxas de empréstimos de 1 e 5 anos foram mantidas em 3,65% e 4,30%, respectivamente, conforme amplamente esperado pelos mercados.

Na Alemanha, a inflação ao produtor registrou arrefecimento mais intenso do que o esperado pelos analistas ao variar -2,6% M/M em março, ante expectativa de variação de -0,6% M/M, de modo que a alta acumulada nos últimos 12 meses desacelerou de 15,8% para 7,5%. A surpresa baixista no dado de março teve contribuição da descompressão nos preços de energia, que caíram 7,6% M/M.

Hoje a agenda conta com a divulgação de dados de emprego, housing e atividade nos EUA. Serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego, as vendas de casas existentes em março e o índice de atividade do Fed da Filadélfia referente a abril, além do indicador antecedente de março. A agenda também será repleta de discursos de membros de bancos centrais desenvolvidos. Mester, Bostic e Harker, do Fed, e Lagarde e Schnabel, do ECB, discursam ao longo do dia.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos deve ser pouco movimentada hoje, à medida que o noticiário associado ao front político e fiscal segue no radar dos mercados.

Topo