Hoje na Economia – 20/07/2023

Hoje na Economia – 20/07/2023

Economia Internacional

Na China, o Banco Central chinês (PBoC) manteve as taxas de empréstimos de 1 e de 5 anos em 3,55% e 4,20% – respectivamente – em linha com o esperado pelo consenso de mercado.

Na Alemanha, a inflação ao produtor variou -0,3% M/M em junho, levemente acima do esperado pelos analistas (-0,4% M/M) e acelerando em relação ao dado anterior (-1,4% M/M). Na comparação interanual, os preços ao produtor acumulam alta de 0,1%.

Nos EUA, os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram abaixo do esperado pelo mercado (228 mil vs. 240 mil) e recuaram em relação ao dado anterior (237 mil), o que corrobora a visão de resiliência do mercado de trabalho e afasta o receio com uma recessão. A sondagem industrial do Fed da Filadélfia referente a julho, por outro lado, surpreendeu negativamente a expectativa mediana de mercado e veio abaixo do esperado (-13,5 vs. -10), permanecendo em terreno contracionista. O dado de julho mostrou desinflação e continuidade da normalização das cadeias de produção, refletidas nas quedas dos componentes de preços pagos e de tempo de entrega, enquanto as quedas de novas encomendas e nível de emprego contribuíram para a surpresa baixista do número-índice.

Para hoje, a agenda global ainda conta com a divulgação das vendas de casas usadas e dos indicadores antecedentes referentes a junho nos EUA, além da leitura prévia do índice de confiança do consumidor de julho na Zona do Euro.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue esvaziada.

 

Topo