Hoje na Economia – 20/09/2024
Cenário Internacional
Na Ásia, houve decisões de taxas de juros divulgadas nesta madrugada. Na China, o Banco Central chinês (PBoC) manteve as taxas de empréstimos de 1 e 5 anos em 3,35% e em 3,85% – respectivamente – conforme amplamente esperado pelo mercado. No Japão, o BoJ (Bank of Japan) manteve a taxa básica de juros estável em 0,25%, em linha com o amplo consenso de mercado, e sinalizou que não tem pressa em retomar as altas de juros.
Na Europa, foram divulgados dados mais fortes de atividade no Reino Unido e de inflação na Alemanha. As vendas no varejo subiram 1,0% M/M em agosto no Reino Unido, superando a projeção mediana do mercado de 0,4% M/M e alcançando crescimento de 2,5% em termos anualizados. O núcleo variou 1,1% M/M, ante 0,5% M/M esperado. Na Alemanha, a inflação ao produtor teve variação de 0,2% M/M, acima do esperado pelos analistas (0,0% M/M) e consistente com deflação interanual de -0,8%.
Para hoje, o restante da agenda local não possui maiores destaques. Na Zona do Euro, saem os dados preliminares de confiança do consumidor referentes a setembro.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de dados fica esvaziada hoje. No front fiscal, os mercados aguardam a divulgação do Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias.