Hoje na Economia – 20/11/2023

Hoje na Economia – 20/11/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados relativos ao setor imobiliário que foram divulgados na última sexta-feira surpreenderam positivamente. A concessão de alvarás para novas construções subiu 1,1% M/M em outubro, acima da estimativa mediana dos analistas de queda de 1,4% M/M. O início de novas construções também veio acima do esperado, avançando 1,9% M/M ante expectativa de contração de 0,6% M/M.

Nesta madrugada, o Banco Central chinês (PBoC) manteve as taxas de empréstimos de 1 e 5 anos estáveis em 3,45% e 4,20%, respectivamente, conforme esperado pelos analistas. Na Alemanha, a inflação ao produtor variou -0,1% M/M em outubro, abaixo do esperado pela mediana das projeções de mercado (0,0% M/M) e compatível com deflação interanual de 11%.

Hoje a agenda internacional de dados será pouco movimentada. Nos EUA, será divulgado o indicador antecedente referente a outubro, que deve mostrar queda de 0,7% na margem, e Barkin, do Fed, tem discurso agendado. No front político, os mercados devem repercutir a vitória de Javier Milei na eleição presidencial argentina.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira trouxe revisões marginais na trajetória de inflação projetada pelo mercado. O consenso para o IPCA de 2023 foi revisado em -4 pb, de 4,59% para 4,55%, enquanto a inflação esperada para o ano que vem caiu 1 pb, de 3,92% para 3,91%. Em termos de crescimento, houve ligeira revisão para baixo do PIB deste ano (de 2,89% para 2,85%), refletindo as surpresas baixistas observadas nos dados de atividade na margem. Para o cenário de juros, as expectativas permaneceram estáveis.

O restante da agenda doméstica ainda conta com a divulgação do saldo semanal da balança comercial.

Topo