Hoje na Economia – 20/12/2022

Hoje na Economia – 20/12/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o índice NAHB de confiança do construtor recuou de 33 para 31 em dezembro, ante expectativa dos analistas de alta para 34.

Na Alemanha, a inflação ao produtor manteve a tendência deflacionária em novembro registrando variação de -3,9% M/M, abaixo do esperado pelo mercado (-1,7% M/M). A surpresa positiva teve contribuição dos preços de energia, mineração e combustíveis, em especial diesel. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses desacelerou para 28,2%.

Na Ásia, os mercados refletiram as decisões de política monetária de bancos centrais relevantes. O Banco Central chinês (PBOC) manteve as suas taxas de empréstimos de 1 e 5 anos em 3,65% e 4,30%, respectivamente, em linha com o esperado pelo mercado. O Banco do Japão (BOJ) surpreendeu ao anunciar um aumento de 25 pb na banda em torno da meta dos juros de 10 anos, o que elevou a atratividade de títulos japoneses e gerou movimento de apreciação do iene.

Para hoje, a agenda global reserva a divulgação de dados do setor de housing referentes a novembro nos EUA – concessões de alvarás e construção de novas casas – e da leitura preliminar de dezembro do índice de confiança do consumidor na Zona do Euro.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados segue esvaziada, na medida em que o foco dos mercados deve permanecer sobre a tramitação da PEC na Câmara, que pode ser votada hoje. Investidores também monitoram a possibilidade de medidas de desidratação adicionais.

Topo