Hoje na Economia – 20/12/2023

Hoje na Economia – 20/12/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, o início de novas construções subiu 14,8% M/M em novembro, acima da projeção dos analistas (-0,9% M/M), enquanto a concessão de alvarás para construções surpreendeu levemente para baixo, recuando 2,5% na margem ante -2,2% M/M esperado. Os discursos de membros do Fed seguem focados em conter a precificação de mercado de um início mais tempestivo do ciclo de afrouxamento monetário. Barkin reforçou que seu cenário contempla 2 cortes de juros a partir do 2º semestre de 2024.

Nesta madrugada, o Banco Central chinês (PBoC) manteve as taxas de empréstimos de 1 e de 5 anos estáveis em 3,45% e 4,20%, respectivamente, conforme amplamente esperado.

Na Europa, foram divulgados dados de inflação mais construtivos do que o esperado nesta madrugada. Os preços ao produtor na Alemanha tiveram queda de 0,5% M/M em novembro, surpreendendo para baixo a estimativa mediana dos analistas de queda de 0,3% M/M. No Reino Unido, a inflação ao consumidor referente a novembro veio abaixo do esperado pelo mercado (-0,2% M/M vs. 0,1% M/M), o que reduziu a variação acumulada em 12 meses para 3,9%. O núcleo também apresentou surpresa baixista na leitura de novembro (5,1% A/A vs. 5,6% A/A).

Para hoje, a agenda global inclui a divulgação das vendas de casas existentes em novembro nos EUA e de dados de confiança do consumidor de dezembro tanto na Europa quanto nos EUA. Gooslbee, do Fed, e Lane, do ECB, devem discursar.

 Cenário Brasil

No âmbito local, foi divulgado nesta manhã o IBC-Br de outubro, que variou -0,06% M/M, ligeiramente acima da expectativa consensual do mercado de -0,10% M/M. Na comparação interanual, o índice acumula expansão de 1,54%. Ainda hoje serão divulgados os dados da arrecadação federal referentes ao mês de novembro.

Topo