Hoje na Economia – 21/03/2023

Hoje na Economia – 21/03/2023

Economia Internacional

Ontem, em discurso no Parlamento Europeu, a presidente do Banco Central Europeu (ECB) Christine Lagarde reforçou o tom do comunicado da última reunião ao garantir o compromisso com a convergência da inflação à meta e que a autoridade monetária dispõe das ferramentas necessárias para endereçar a estabilidade financeira e de preços, ainda que o setor bancário europeu tenha demonstrado resiliência. Também reafirmou que os próximos passos de política monetária dependerão da evolução dos dados e do cenário.

Na Europa, os índices Zew de sentimento econômico referentes a março, divulgados no overnight, vieram abaixo do esperado na Zona do Euro e na Alemanha, refletindo o impacto contracionista do noticiário associado à crise bancária. O índice de expectativas para a Zona do Euro caiu de 29,7 para 10, enquanto o índice para a Alemanha desacelerou de 28,1 para 13, ante 15 esperado.

Hoje a agenda internacional conta com a divulgação de dados nos EUA. Serão divulgados o índice de atividade do Fed da Filadélfia de março e as vendas de casas existentes em fevereiro. Lagarde e Villeroy, do ECB, discursam. Os mercados operam em compasso de espera pela reunião do FOMC e com viés relativamente positivo com a notícia de que o Tesouro americano estuda a viabilidade de garantir todos os depósitos do sistema bancário.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue sem maiores destaques, na medida em que os mercados vislumbram maior clareza quanto a sinalizações e à apresentação do novo arcabouço fiscal.

Topo