Hoje na Economia – 21/06/2022

Hoje na Economia – 21/06/2022

Cenário Internacional

Ontem, em dia de feriado nos EUA, não houve destaques relevantes no cenário econômico internacional. O presidente do FED de St. Louis, James Bullard, deu início a uma semana repleta de discursos de membros do FED. Bullard manteve sua postura hawkish, enfatizando a persistência das pressões inflacionárias nos EUA e sinalizando que defende mais uma alta de 75 pb na taxa de juros na reunião de julho. Hoje, outros membros devem falar, e Jerome Powell, presidente do FED, fala no Senado na quarta-feira e no Congresso, na quinta-feira.

Hoje, também, serão divulgados os dados de vendas de residências usadas nos EUA e o índice de atividade do Fed de Chicago.

Cenário Nacional

No Brasil, também não foram divulgados dados relevantes ontem. O foco se manteve em torno da Petrobras e das tentativas do Congresso para mitigar o impacto dos reajustes sobre os preços dos combustíveis. O anúncio da renúncia do presidente da Petrobras José Mauro Coelho reduziu, em alguma medida, a pressão sobre a empresa e aliviou relativamente a temperatura do debate, ainda que as opções de medidas a serem tomadas pelo Executivo e pelo Legislativo ainda estejam sobre a mesa e a discussão tenda a se prolongar. Presidente da Câmara falou ontem na possibilidade de mudança na Lei das Estatais, marco institucional importante. Importante monitorar.

Hoje, o destaque é a divulgação da ata da reunião do COPOM, em que devem ser apresentados mais detalhes acerca da sinalização de mais uma alta de 50 ou 25 pb feita no comunicado.

Topo