Hoje na Economia – 21/10/2022

Hoje na Economia – 21/10/2022

Economia Internacional

Nos EUA, a sondagem industrial do Fed da Filadélfia de outubro veio abaixo do esperado (-8,7 contra expectativa de -5,0), mantendo-se em território negativo, mas melhorando marginalmente vis-à-vis o dado anterior (-9,9). Notícia negativa foi o avanço nos preços pagos, que voltaram a subir refletindo a alta no preço do petróleo, como observado também no índice de atividade do Fed de NY. Os pedidos semanais de seguro-desemprego surpreenderam para baixo, vindo em 214 mil ante 233 mil esperados. Houve, também, revisão do dado da semana passada, de 228 mil para 226 mil. No mercado imobiliário, as vendas de casas existentes seguiram caindo em setembro (-1,5% M/M), ainda que em menor magnitude do que o esperado pelo mercado (-2,1% M/M) e acompanhadas por revisão baixista do dado anterior, de -0,4% M/M para -0,8% M/M. A desaceleração no mercado de housing americano segue refletindo o nível de preços ainda elevado e as altas nas taxas de hipotecas.

No Reino Unido, o foco do noticiário se manteve sobre a renúncia de Liz Truss do cargo de primeira-ministra ontem. Em termos da agenda de dados, as vendas no varejo recuaram 1,5% M/M em setembro no índice que exclui combustíveis, frustrando as projeções de queda menos intensa (-0,4% M/M). Na comparação interanual, a queda acumulada ficou em 6,2%.

Hoje a agenda global tende a ficar esvaziada, contando apenas com a divulgação da leitura preliminar do dado de confiança do consumidor de outubro na Zona do Euro.

 

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados segue sem destaques, com o foco predominando sobre o noticiário associado ao front político.

Topo