Hoje na Economia – 21/11/2022

Hoje na Economia – 21/11/2022

Economia Internacional

Em discurso no final de semana, Bostic, do Fed, adotou tom mais dovish, sinalizando preferência por redução do ritmo de alta para 50 pb na próxima reunião, em dezembro, e por uma taxa terminal inferior a 5%.

A inflação ao produtor na Alemanha variou -4,2% M/M em outubro, bastante abaixo do esperado pelos analistas (+0,6% M/M), e desacelerou para 34,5% no acumulado em 12 meses. A surpresa baixista no dado teve forte contribuição dos preços de energia, que arrefeceram 10,4% M/M na margem.

Na China, o Banco Central chinês (PBOC) não surpreendeu e manteve as taxas básicas de juros, conforme amplamente esperado. A taxa de empréstimo de 1 ano manteve-se em 3,65%, enquanto a taxa mais longa, de 5 anos, continuou em 4,30%. No quadro sanitário, o noticiário segue reportando aumento de casos de Covid-19 em importantes cidades chinesas, que têm anunciado novas restrições e medidas de isolamento.

Hoje a agenda de dados tende a ser pouco movimentada no âmbito internacional, tendo como destaque a divulgação do índice de atividade nacional do Fed de Chicago referente a outubro nos EUA, que deve mostrar ligeira desaceleração de 0,1 para -0,03.

 

Economia Nacional

No âmbito local, o foco segue sobre o front político e o noticiário associado à expectativa de protocolização da PEC da Transição no Senado, assim como das alternativas de desidratação do texto.

Para hoje, a agenda doméstica conta com a divulgação do Relatório Focus e dos resultados da balança comercial na 3ª semana de novembro.

Topo