Hoje na Economia – 21/12/2022

Hoje na Economia – 21/12/2022

Economia Internacional

Nos EUA, os dados de housing divulgados ontem mostraram composição mista. As construções de novas residências caíram menos do que o esperado em novembro (-0,5% M/M ante -1,8% M/M) e se recuperaram em relação ao dado anterior (-4,2% M/M). Em contrapartida, a concessão de licenças para construções contraiu 11,2% M/M, queda superior à esperada pelo mercado, de 2,1% M/M.

Na Zona do Euro, a leitura preliminar do índice de confiança do consumidor referente a dezembro ficou em linha com o esperado e manteve-se em campo negativo (-22,2). Na Alemanha, o índice Gfk de confiança do consumidor para janeiro também veio em linha com o esperado (-37,8 ante -38,0) e levemente acima do dado anterior (-40,1), mas manteve-se em campo negativo.

Para hoje, a agenda global tem como destaque a divulgação da confiança do consumidor do Conference Board nos EUA em dezembro, que deve mostrar estabilidade na margem. Serão divulgadas também as vendas de casas existentes em novembro nos EUA.

Economia Nacional

No âmbito local, o texto da PEC foi aprovado na votação de primeiro turno na Câmara, com impacto potencial de R$168 bilhões e prazo de 1 ano – inferior ao de 2 anos aprovado anteriormente no Senado.

Hoje a agenda doméstica de dados conta com a divulgação das Notas de Setor Externo pelo Banco Central, que incluem o saldo da Conta Corrente e Investimento Estrangeiro Direto em novembro, e da arrecadação federal no último mês. No front político, os mercados estarão atentos à votação dos destaques e do segundo turno da PEC da Transição.

Topo