Hoje na Economia – 21/12/2023

Hoje na Economia – 21/12/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, o índice de confiança do consumidor do Conference Board referente a dezembro, que foi divulgado ontem, avançou de 102 para 110,7, acima da expectativa mediana dos analistas (104,5). A aceleração no dado deste mês foi puxada tanto pelo componente de situação atual, refletindo a visão de um mercado de trabalho ainda aquecido, quanto pelo componente de expectativas, que incorpora a perspectiva de início do ciclo de normalização monetária no próximo ano. Os dados de housing também continuaram surpreendendo positivamente. As vendas de casas existentes subiram 0,8% M/M em novembro, acima da projeção mediana dos analistas de queda de 0,3% M/M e do dado anterior (-4,1% M/M).

Hoje a agenda global tem como destaque a divulgação final do PIB do 3º trimestre nos EUA, para o qual os analistas não esperam revisão, de modo que se mantenha a variação de 5,2% T/T anualizada. Também saem os pedidos semanais de seguro-desemprego e o índice de atividade do Fed da Filadélfia para dezembro.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação, pelo Banco Central. No todo, o relatório trouxe leve revisão altista da projeção de inflação de 2026, de 3,1% para 3,2% – e que se mantém acima da meta – e de crescimento para este ano, o que corrobora a manutenção do ritmo de 50 pb como adequado para a continuidade do ciclo de afrouxamento monetário à frente e da mensagem de cautela na comunicação do COPOM.

Topo