Hoje na Economia – 22/02/2023

Hoje na Economia – 22/02/2023

Economia Internacional

Nos EUA, as leituras preliminares dos índices de gerentes de compras (PMIs) referentes a fevereiro surpreenderam as expectativas de mercado, vindo mais fortes do que o esperado. O PMI de serviços subiu de 46,8 para 50,5, ante 47,3 esperado. O PMI de Manufatura ficou em 47,8, acima do esperado (47,2) e do dado anterior (46,9). As surpresas altistas com os dados de atividade na margem corroboram a visão de resiliência da economia americana no 1º trimestre, o que levou a movimento de aperto das condições financeiras via aumento da precificação da taxa de juros terminal.

Na Zona do Euro, as prévias do PMIs de fevereiro também surpreenderam e foram bem recebidas pelos mercados, afastando o receio com uma recessão no continente. O PMI de Serviços ficou em 53, excedendo a mediana das projeções de 51. O PMI de Manufatura, por outro lado, manteve-se em terreno contracionista e veio abaixo do esperado (48,5 contra 49,3).

Na Alemanha, o dado final da inflação ao consumidor ficou em linha com as prévias, mostrando variação de 1,0% M/M em janeiro, compatível com alta de 8,7% na comparação interanual. O índice IFO de clima de negócios referente a fevereiro também veio em linha com o esperado (91,1 vs. 91,2) e avançou em relação ao dado anterior (90,1).

O restante da agenda global, hoje, tende a ser pouco movimentado. O destaque é a divulgação da ata da reunião do FOMC.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de hoje conta com a divulgação do Relatório Focus e dos dados semanais de fluxo cambial e de saldo da balança comercial. No front político, o noticiário segue sem maiores destaques.

Topo