Hoje na Economia – 22/03/2023

Hoje na Economia – 22/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, as vendas de casas existentes referentes a fevereiro, que foram divulgadas ontem, surpreenderam positivamente as expectativas de mercado ao registrarem alta de 14,5% M/M, ante 5% M/M esperado. O índice de serviços do Fed da Filadélfia de março desacelerou de 3,2 para -12,8.

No Reino Unido, o destaque da agenda no overnight foi a divulgação da inflação ao consumidor de fevereiro, que teve variação de 1,1% M/M – acima do esperado pelo consenso de mercado (0,6% M/M) – e acelerou para 10,4% na comparação interanual. O núcleo de inflação também registrou surpresa altista em fevereiro, avançando 6,2% A/A contra 5,7% A/A esperado, o que pode enfraquecer a possibilidade de uma sinalização de pausa do ciclo de aperto à frente pelo Banco da Inglaterra (BoE) na reunião de amanhã.

Hoje a agenda internacional tem como destaque a reunião do FOMC. A expectativa da SulAmérica Investimentos, em linha com a mediana de mercado, é de uma alta de 25 pb no intervalo das Fed Funds Rates, para 4,75%-5,00%, com sinalização de dependência dos dados e acompanhamento atento dos desenvolvimentos da crise bancária, e de seus impactos sobre o balanço de riscos da inflação. Os mercados também estarão atentos à entrevista coletiva de Powell após o anúncio da decisão e aos discursos de diversos membros do ECB ao longo do dia.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue pouco movimentada. Hoje, o destaque é a reunião do COPOM, para a qual a SulAmérica Investimentos e o consenso de mercado esperam manutenção da meta para a taxa Selic em 13,75% a.a. e sem maiores alterações de sinalização no comunicado. O comitê deve seguir sinalizando vigilância e acompanhamento da situação fiscal e do impacto do cenário externo sobre os preços de ativos.

No front político, o foco do noticiário manteve-se sobre o adiamento da apresentação da nova regra fiscal e sobre as eventuais indicações de nomes para os cargos de Diretores de Política Monetária e de Fiscalização do Banco Central.

Topo