Hoje na Economia – 22/03/2024

Hoje na Economia – 22/03/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, o balanço dos dados divulgados ontem foi de uma atividade mais forte do que o esperado. As leituras preliminares dos PMIs de março permanecem em campo expansionista, conforme o esperado. O PMI de Manufatura avançou de 52,2 para 52,5 na margem, acima da expectativa mediana dos analistas (51,8), enquanto o índice de serviços ficou ligeiramente abaixo do esperado (51,7 vs. 52). Os pedidos semanais de seguro-desemprego desaceleraram para 210 mil, e o índice de atividade do Fed da Filadélfia referente a março veio em 3,2, superando a projeção mediana dos analistas (-2,5). O indicador antecedente variou 0,1% M/M em fevereiro, ante -0,1% M/M esperado e -0,4% M/M em janeiro, e as vendas de casas existentes cresceram 9,5% M/M em fevereiro.

Na Zona do Euro, o índice IFO de clima de negócios de março veio acima do esperado na Alemanha (87,8 vs. 86), puxado em maior parte pelo componente de expectativas. No Reino Unido, as vendas no varejo permaneceram estáveis em fevereiro, o que surpreendeu a expectativa dos mercados de uma queda de 0,4% M/M.

Para hoje, o restante da agenda de dados econômicos fica esvaziada, na medida em que os destaques a serem monitorados serão os discursos de membros do Fed. Powell, Barr e Bostic têm falas agendadas para hoje.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a arrecadação federal somou R$ 186,5 bilhões em fevereiro, superando a expectativa consensual dos analistas de R$ 184,4 bilhões. Em termos reais, a arrecadação registrou alta de 12,3% na comparação interanual.

Hoje os mercados devem permanecer atentos à divulgação do 1º Relatório Bimestral de Receitas e Despesas.

Topo