Hoje na Economia – 22/06/2022

Hoje na Economia – 22/06/2022

Economia Internacional

Nos EUA, dados de atividade vieram mais fracos, corroborando as preocupações com crescimento. As vendas de residências já existentes caíram pelo quarto mês consecutivo e atingiram o menor número desde junho de 2020, refletindo os preços historicamente elevados e taxas de hipotecas em ascensão. O índice de atividade do FED de Chicago de maio surpreendeu negativamente, ficando em 0,01 ante expectativa de 0,47.

Thomas Barkin, do FED de Richmond, disse ontem que espera levar a política monetária para campo restritivo e enfatizou a importância do processo de ancoragem das expectativas de inflação.

Hoje, os destaques da agenda internacional são o discurso de Jerome Powell no Senado norte-americano e a divulgação do indicador de confiança do consumidor na Zona do Euro..

Economia Nacional

Ontem, o Banco Central divulgou a ata da última reunião do COPOM, realizada na semana passada. Nela, o comitê adotou tom ligeiramente hawkish ao sinalizar a intenção de manter a SELIC em nível mais elevado durante o horizonte relevante, o qual inclui o ano de 2023, sendo essa estratégia, na visão do BC, compatível com a convergência da inflação ao redor da meta. Tal sinalização pode provocar revisões altistas na taxa de juros de 2023 na medida em que o mercado postergue o início do ciclo de cortes projetado para o ano que vem.

No front político, pareceu ganhar tração entre o presidente da câmara Arthur Lira e pilares do governo federal a ideia de se fazer alterações na lei das estatais para impedir novos reajustes nos preços dos combustíveis pela Petrobras. No entanto, noticiário de hoje diz que a solução deve caminhar em direção à criação de um auxílio para caminhoneiros no valor de R$400,00 e de ampliação do vale-gás, que estariam embutidas no texto da PEC dos combustíveis.

Topo