Hoje na Economia: 22/09/2022

Hoje na Economia: 22/09/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o FOMC elevou, por unanimidade, o intervalo das fed fuds rates em 75 pb, para 3,00% – 3,25%, conforme amplamente esperado pelo mercado e pela SulAmérica Investimentos. Em relação às projeções dos membros do Fed, surpreendeu para cima o deslocamento das estimativas tanto para juros quanto para a inflação. A projeção do Fed para o núcleo da inflação medida pelo PCE foi de 4,3% para 4,5% em 2022 e de 2,7% para 3,1% para 2023. Para as FFR, a expectativa mediana para 2022 ficou em 4,4%, enquanto a de 2023 ficou em 4,6%. No todo, a leitura é de continuidade da mensagem hawk de comprometimento com a desinflação da economia americana.

O Banco Central da Inglaterra (BOE) elevou a taxa básica em 50 pb, de 1,75% para 2,25%, em linha com o esperado pelo mercado, reafirmando o compromisso com o mandato de inflação e a convergência da inflação à meta de 2% e destacando a piora no balanço de risco, refletindo o aumento nos preços de energia.
Hoje a agenda global conta com a divulgação de dados de atividade nos EUA. Os pedidos semanais de seguro-desemprego devem ficar estáveis em 217 mil, enquanto o indicador antecedente referente a agosto deve ter variação negativa de -0,1%. Para a sondagem industrial do Fed de Kansas City, espera-se que o índice avance de 3 para 5.

Economia Nacional

Ontem, em decisão não unânime – 2 membros votaram por alta de 25 pb – o COPOM manteve a meta da taxa Selic em 13,75% ao ano, em linha com a expectativa mediana de mercado e diferente do esperado pela SulAmérica Investimentos (ajuste residual de 25 pb). No comunicado, a sinalização teve tom de cautela, ponderando que o comitê deve permanecer “vigilante” ao cenário e à estratégia de manutenção da taxa de juros em patamar mais elevado por mais tempo. Também, sinalizou que uma eventual frustração com o processo de desinflação pode levar a novos ajustes na política monetária.

Para hoje, a agenda doméstica de dados não possui destaques. No front político, será divulgada a pesquisa do Datafolha.

Topo