Hoje na Economia – 22/11/2023

Hoje na Economia – 22/11/2023

Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de atividade divulgados ontem frustraram as expectativas dos analistas, vindo mais fracos do que o esperado. O Índice de Atividade Nacional do Fed de Chicago caiu de -0,02 para -0,49 em outubro, ante 0,00 esperado pelo mercado, enquanto as vendas de casas existentes referentes a outubro registraram queda superior à esperada (-4,1% M/M vs. -1,5% M/M). A ata da última reunião do FOMC, também divulgada ontem, não trouxe mudanças relevantes em relação ao comunicado e manteve a indicação de que o comitê pode retomar o ciclo de aperto monetário caso a convergência da inflação à meta não se concretize conforme o esperado.

Na Zona do Euro, a Presidente do Banco Central Europeu (ECB), Christine Lagarde, manteve o tom hawkish em discurso ontem, reafirmando a cautela quanto à visão de que a batalha contra a inflação ainda não foi vencida e que a autoridade monetária voltaria a atuar se as pressões inflacionárias coloquem em risco o processo de convergência à meta.

Para hoje, a agenda tem como destaques as divulgações de dados nos EUA e na Europa. Serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego, a leitura preliminar das encomendas de bens duráveis e de bens de capital referentes a outubro e o dado final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan para novembro, nos EUA. Na Zona do Euro, sai a prévia do índice de confiança do consumidor referente a novembro.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda permanece esvaziada hoje.

Topo