Hoje na Economia – 22/12/2023

Hoje na Economia – 22/12/2023

– Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de atividade que foram divulgados ontem vieram mais fracos do que o esperado. Destacadamente, a divulgação final do PIB do 3º trimestre trouxe revisão baixista do crescimento no período, de 5,2% T/T anualizado para 4,9%, abaixo do esperado pelos analistas, que projetavam estabilidade em relação à última leitura. A revisão baixista foi explicada pela menor expansão do consumo privado, que foi parcialmente compensado pelos gastos do governo e pelo investimento. O índice de atividade do Fed da Filadélfia referente a dezembro também veio abaixo do esperado (-10,5 vs. -3,0) e desacelerou em relação ao dado anterior (-5,9). Na parte de emprego, os pedidos semanais de seguro-desemprego seguiram mostrando resiliência e surpreenderam para baixo (205 mil vs. 215 mil esperado).

Nesta madrugada, houve divulgação das vendas no varejo no Reino Unido, que cresceram acima do esperado em novembro, tanto no índice cheio (1,3% M/M vs. 0,4% M/M) quanto no núcleo (1,3% M/M vs. 0,3% M/M). O PIB do 3º trimestre foi revisado para baixo, de 0,0% T/T para -0,1% T/T. No Japão, os dados de inflação de novembro vieram em linha com o esperado.

Para hoje, a agenda global será movimentada e conta com a divulgação de dados importantes de inflação e atividade nos EUA. Os destaques serão os dados de renda e gastos pessoais referentes a novembro, com ênfase sobre a inflação medida pelo PCE. A expectativa mediana do mercado aponta para uma variação de 0,0% M/M, enquanto a SulAmérica Investimentos espera alta de 0,1% M/M. Para o núcleo, os analistas estimam alta de 0,2% na margem, levemente acima da projeção da SulAmérica, de 0,08% M/M. Também saem as encomendas de bens duráveis referentes a novembro em sua leitura prévia e o dado final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan para o mês de dezembro.

– Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos de hoje não possui maiores destaques, na medida em que os investidores seguem atentos às divulgações da agenda internacional.

Topo