Hoje na Economia – 23/01/2024

Hoje na Economia – 23/01/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, foi divulgado ontem o Indicador Antecedente referente ao mês de dezembro, que mostrou queda inferior à esperada pelos analistas (-0,1% M/M vs. -0,3% M/M) e reforçou a visão de desaceleração da atividade americana.

Nesta madrugada, foi conhecida a decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ), que manteve a sua taxa de juros de curto prazo estável em -0,10% e não fez alterações na política de controle da curva de juros, conforme amplamente esperado pelo mercado. Em discurso após a decisão, o governador do BoJ, Kazuo Ueda, não sinalizou quando o comitê irá realizar uma inflexão na política de taxa de juros negativa.

Para hoje, a agenda terá como destaques as divulgações de dados de atividade de Feds regionais e do índice de confiança do consumidor na Zona do Euro. Saem a sondagem de serviços do Fed da Filadélfia e o índice de atividade do Fed de Richmond referentes a janeiro, enquanto será divulgada a leitura preliminar da confiança do consumidor de janeiro na Europa, que deve permanecer em campo negativo.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de hoje não possui maiores destaques. Foi divulgado o IPC-S referente à 3ª semana de janeiro, que registrou variação de 0,59% e foi pressionada pela alta nos preços de Educação. Ainda hoje será divulgada a arrecadação federal de dezembro.

Topo