Hoje na Economia – 23/02/2023

Hoje na Economia – 23/02/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a ata do FOMC divulgada ontem sinalizou que os próximos passos do ciclo de aperto monetário devem seguir dependendo dos dados e que o nível de política monetária deve permanecer em campo restritivo a fim de garantir a convergência da inflação à meta no horizonte relevante. A ata também indicou que alguns membros do comitê revelaram preferência por um aumento de 50 pb na última reunião, o que corrobora a visão de tom mais hawkish do Fed e tem levado os mercados a precificarem uma taxa terminal de juros mais alta do que a esperada.

Na Zona do Euro, o dado final da inflação ao consumidor de janeiro manteve-se em linha com a leitura prévia, apontando variação de -0,2% M/M e 8,6% A/A. Por outro lado, o núcleo foi revisado ligeiramente para cima, de 5,2% para 5,3% na comparação interanual, com relevante contribuição do núcleo de serviços, que se manteve em 4,4% A/A. A aceleração da inflação subjacente, ainda que marginal, deve manter o tom hawkish por parte do ECB, corroborando a manutenção do ritmo de aperto monetário atual.

Hoje a agenda global reserva a divulgação de uma rodada de dados de atividade nos EUA. O destaque será a divulgação da 2ª prévia do PIB americano referente ao 4º trimestre de 2022, que deve apontar expansão de 2,9% T/T anualizado, mas também serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego, o índice de atividade nacional do Fed de Chicago de janeiro e a sondagem industrial do Fed de Kansas City referente a fevereiro. Bostic, do Fed de Atlanta, e Daly, do Fed de San Francisco, devem discursar, à tarde.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de hoje conta com a divulgação dos dados de arrecadação federal em janeiro e dos dados semanais de fluxo cambial e de balança comercial.

Topo