Hoje na Economia – 23/06/2022

Hoje na Economia – 23/06/2022

Economia Internacional

Ontem, membros do FED discursaram e comentaram a respeito das perspectivas para a condução da política monetária nos EUA. Powell, em testemunho no Senado, não se comprometeu com a decisão da próxima reunião, mas enfatizou que essa está condicionada aos dados de inflação à frente e que a taxa de juros precisa alcançar nível moderadamente restritivo. Harker, do Fed da Filadélfia, também afirmou que o Banco Central americano deverá estar dependente dos dados e adotou tom hawkish ao não demonstrar maiores preocupações com o arrefecimento do nível de atividade observado na margem. Por fim, Evans, que usualmente tem postura mais dovish, reconheceu que mais uma alta de 75 pb na próxima reunião do FOMC lhe parece razoável a depender dos dados.

Na Zona do Euro, a confiança do consumidor atingiu o menor patamar desde abril de 2020, refletindo a persistência das pressões inflacionárias, o risco de recessão global e ainda o conflito entre Rússia d Ucrânia, associado ao atraso da normalização das cadeias de suprimentos.

Hoje, os destaques do noticiário global serão a divulgação dos PMI’s na Europa e nos EUA, que devem trazer sinalizações do panorama de atividade econômica, e mais um discurso de Powell, desta vez no Congresso.

Economia Nacional

No Brasil, o noticiário associado às medidas fiscais para frear a alta dos combustíveis seguiu se deteriorando. Os rumores ao longo do dia foram de criação de um auxílio aos caminhoneiros num valor entre R$ 600-1000. Ademais, houve especulação de decreto do Estado de Emergência, que livraria o governo federal das amarras da lei eleitoral.

A pesquisa PoderData mostrou aumento marginal de 2 p.p. na diferença entre Lula e Bolsonaro no 1º turno, que saiu de 8 para 10 pontos.

Hoje, o Conselho Monetário Nacional se reúne para definir se as metas de inflação de 2023 e 2024 serão mantidas e indicar a meta para 2025. Dado o deteriorado panorama do debate econômico, veríamos com grande preocupação uma eventual mudança da trajetória de metas.

Topo