Hoje na Economia – 23/06/2023

Hoje na Economia – 23/06/2023

Economia Internacional

Nos EUA, as vendas de casas existentes referentes a maio nos EUA, que foram divulgados ontem, surpreenderam positivamente a expectativa mediana dos mercados ao mostrar alta de 0,2% M/M, ante -0,7% M/M esperado e -3,2% M/M no dado anterior. A sondagem industrial do Fed de Kansas City, também divulgada ontem, caiu de -1 para -12 em junho, abaixo do esperado pelos analistas.

Na Zona do Euro, as leituras preliminares dos PMIs referentes a junho vieram mais fracas do que o esperado. O PMI de Manufatura desacelerou e permaneceu em terreno contracionista (43,6), ante 44,8 esperado. O PMI de Serviços também indicou desaceleração, ainda que em campo expansionista. O índice caiu de 55,1 para 52,4, frustrando a projeção mediana do mercado de queda menos intensa, para 54,5.

Hoje a agenda global tem como destaque as divulgações prévias dos PMIs de junho nos EUA. A expectativa dos mercados é de que o PMI de Manufatura fique próximo à estabilidade em relação a maio, e que o PMI de Serviços apresente sensível queda, mas se mantenha em terreno de expansão. Mester, do Fed de Cleveland, tem discurso agendado, à tarde.

Economia Nacional

O destaque do noticiário local, ontem, foi a apresentação preliminar do parecer do projeto da Reforma Tributária pelo relator Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O parecer manteve as diretrizes principais que haviam sido apresentadas anteriormente, propondo a unificação de impostos federais e de tributos estaduais por meio de um sistema dual de IVAs (Imposto sobre Valor Agregado), com 3 alíquotas diferentes e regimes diferenciados para setores específicos. O período de transição entre os sistemas deve ser de 8 anos para os contribuintes e de 50 anos para Estados e Municípios. Ainda há incerteza acerca do tamanho dos fundos de compensação, entre os quais se incluem o Fundo de Desenvolvimento Regional e de Compensação de Benefícios Fiscais.

Hoje a agenda doméstica de dados econômicos não possui destaques.

 

Topo