Hoje na Economia 23/09/2022

Hoje na Economia 23/09/2022

Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de atividade divulgados ontem mostraram panorama misto. Os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram abaixo do esperado (213 mil ante 217 mil esperados) e com revisão baixista no dado anterior (de 213 mil para 208 mil), mantendo-se distante dos limiares que indicam recessão. Em contrapartida, o índice de atividade industrial do Fed de Kansas City de setembro avançou para 1, abaixo da expectativa de 5 e desacelerando em relação ao dado anterior (3). O indicador antecedente teve contração superior à esperada em agosto, variando -0,3% ante expectativa de -0,1%.

Na Zona do Euro, as prévias dos PMIs de setembro divulgadas no overnight não trouxeram maiores surpresas, ficando em linha com o cenário contracionista já esperado. O PMI de manufatura veio em 48,5 ante expectativa de 48,8, enquanto o de serviços ficou em 48,9, contra 49,1 estimado. Na Alemanha, por outro lado, as leituras preliminares dos PMI surpreenderam negativamente, com destaque para o setor de serviços, cujo dado ficou em 45,4 ante expectativa de 47,2. O PMI de manufatura, que veio em 48,3, ficou em linha com o esperado.
Para hoje, a agenda global conta com as divulgações das preliminares dos PMIs nos EUA, que devem mostrar enfraquecimento do setor de serviços na margem e panorama mais positivo para o setor de manufatura.

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda não teve destaques, tendo o foco dos mercados permanecido sobre o front político e a repercussão das pesquisas eleitorais – que seguem indicando estabilidade de panorama.

Topo