Hoje na Economia – 23/11/2022

Hoje na Economia – 23/11/2022

Cenário Internacional

Nos EUA, a sondagem industrial do Fed de Richmond para o mês de novembro, que foi divulgada ontem, veio levemente abaixo do esperado (-9 contra expectativa de -8) e permaneceu em campo negativo, indicando crescimento abaixo da tendência. Na composição do dado, a melhora em novas encomendas, de -22 para -14, foi compensada pela piora nos componentes de embarques (-8) e emprego (-1).

No overnight, foram divulgadas as leituras preliminares dos índices de gerentes de compras (PMIs) de novembro na Europa, que no geral surpreenderam positivamente, mesmo permanecendo em terreno de contração – abaixo de 50. Para a Zona do Euro, o PMI de serviços ficou em 48,6, ligeiramente acima da expectativa de 48, enquanto o PMI de manufaturas veio em 47,3 ante 46 esperado. Na Alemanha, o PMI de serviços foi de 46,4, levemente acima do esperado (46,2), ao passo que o PMI de manufaturas mostrou surpresa maior (46,7 contra 45 esperado). No Reino Unido, o PMI de serviços veio em 48,8, acima do esperado (48), bem como o PMI de manufaturas, que excedeu a expectativa de 45,8 e ficou em 46,2.

Hoje a agenda norte-americana tende a ser movimentada em razão do feriado de Thanksgiving amanhã. Serão divulgadas as prévias dos PMI de serviços e manufaturas e das encomendas de bens duráveis em outubro, assim como os pedidos semanais de seguro-desemprego e as vendas de novas casas referentes a outubro. O destaque deve ser a divulgação da leitura final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan. O FOMC também divulga a ata da última reunião.

Cenário Brasil

Para hoje, a agenda local conta apenas com a divulgação do IPC-S da 3ª semana de novembro, que mostrou alta de 0,65%.

Topo