Hoje na Economia – 24/01/2024

Hoje na Economia – 24/01/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgadas as leituras preliminares dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) referentes a janeiro na Europa, que mostraram, no todo, surpresas altistas no setor manufatureiro e o setor de serviços mais fraco do que o esperado. O PMI de Manufatura da Zona do Euro veio em 46,6, ante 44,7 esperado, enquanto o PMI de serviços caiu levemente de 48,8 para 48,4, abaixo do esperado pelos analistas (49). Na Alemanha, o PMI de Manufatura também surpreendeu para cima (45,4 vs. 43,7), ao passo que o PMI de Serviços veio abaixo do esperado (47,6 vs. 49,3). No Reino Unido, por outro lado, o PMI de Serviços permaneceu em campo expansionista e subiu de 53,4 para 53,8, acima do esperado pelos analistas (53,2). O PMI de Manufatura também surpreendeu para cima (47,3 contra 46,7).

Na China, o destaque do noticiário no overnight foi o anúncio de novos estímulos à economia, em especial no front monetário. O Banco Central chinês (PBoC) anunciou que cortará em 50 pb a taxa das reservas bancárias compulsórias a partir de fevereiro, promovendo cerca de 1 trilhão de yuans em liquidez adicional ao sistema bancário chinês.

Para hoje, o restante da agenda internacional terá como destaques as prévias dos PMIs de janeiro nos EUA. A expectativa mediana dos analistas é de que o PMI de Manufatura recue sensivelmente, enquanto o PMI permaneça relativamente estável na margem.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados não possui maiores destaques hoje.

Topo