Hoje na Economia – 24/03/2023

Hoje na Economia – 24/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os dados divulgados ontem seguiram mostrando panorama robusto do mercado de trabalho, enquanto os dados de atividade vieram mais fracos do que o esperado. Os pedidos semanais de seguro-desemprego ficaram em 191 mil, abaixo do esperado pelo mercado (197 mil) e do dado anterior (192 mil). O índice de atividade nacional do Fed de Chicago desacelerou para campo negativo em fevereiro, de 0,23 para -0,19, inferior à expectativa mediana dos analistas, de 0,10. As vendas de novas casas em fevereiro também surpreenderam para baixo as projeções de mercado (640 mil vs. 650 mil), mas subiram 1,1% em relação ao mês anterior, cujo dado foi revisado de 670 mil para 633 mil. A sondagem industrial do Fed de Kansas City referente a março ficou estável na margem.

Na Zona do Euro, as leituras preliminares dos índices de gerentes de compras (PMIs) de março vieram mais fortes do que o esperado na parte de serviços, enquanto o componente industrial seguiu em terreno contracionista. A prévia do PMI de Serviços ficou em 55,6, superior ao esperado pelos analistas (52,5). A surpresa positiva foi puxada por produção, novas encomendas e emprego. O PMI de Manufatura recuou de 48,5 para 47,1, ante expectativa de ligeira alta para 49.

Hoje a agenda global reserva a divulgação de novos dados de atividade nos EUA. Serão divulgadas as encomendas de bens duráveis em sua leitura preliminar de fevereiro e as prévias dos PMIs de Serviços e Manufatura referentes ao mês de março. Os mercados seguem atentos ao noticiário internacional associado ao setor bancário.

Economia Nacional

No âmbito local, a arrecadação federal de fevereiro, que foi divulgada ontem, ficou em R$ 159,0 bilhões, em linha com o esperado pelo consenso de mercado e compatível com alta de 1,3% na comparação interanual.

Hoje, o destaque da agenda doméstica foi a divulgação do IPCA-15 de março, que registrou alta de 0,69% M/M, levemente acima da expectativa do mercado (0,67% M/M) e abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,72% M/M). A despeito da surpresa altista vis-à-vis a estimativa de mercado no headline, o dado teve composição qualitativa positiva ao apontar desaceleração dos núcleos, em especial os serviços subjacentes.

Topo