Hoje na Economia – 25/01/2024

Hoje na Economia – 25/01/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, as leituras preliminares dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) referentes a janeiro, que foram divulgadas ontem, surpreenderam positivamente as expectativas dos analistas e sugeriram algum ganho de tração da atividade no início deste ano. O PMI de Manufatura subiu de 47,9 para 50,3, acima do esperado pela mediana das projeções de mercado (47,6), enquanto o PMI de Serviços avançou para 52,9, de 51,4. Era esperada ligeira alta para 51,5.

Na Alemanha, o índice IFO de clima de negócios recuou de 86,4 para 85,2 em janeiro, surpreendendo para baixo a expectativa mediana do mercado (86,6). A surpresa negativa se deu tanto no componente de situação atual, que veio em 87 ante 88,5 esperado, quanto no componente de expectativas (83,5 vs. 84,8 esperado).

Hoje a agenda global será movimentada. Na Zona do Euro, o destaque é a reunião do Banco Central Europeu (ECB), para a qual a expectativa consensual dos analistas é de manutenção das taxas referenciais. Nos EUA, ganham peso os dados de atividade, com destaque para a divulgação do PIB referente ao 4º trimestre. É esperado crescimento de 2,0% T/T anualizado, ante 4,9% no trimestre anterior. Também saem os pedidos semanais de seguro-desemprego, o Índice de Atividade Nacional do Fed de Chicago e as encomendas de bens duráveis em dezembro, além das vendas de casas novas.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados segue sem maiores destaques, na medida em que os investidores permanecem em compasso de espera pela divulgação do IPCA-15 de janeiro, amanhã.

Topo