Hoje na Economia – 25/05/2020

Hoje na Economia – 25/05/2020

Mercados iniciam os negócios em alta moderada, nesta segunda-feira, em dia de liquidez reduzida em meio a feriado nos EUA e no Reino Unido. Investidores de olho nas crescentes tensões entre EUA e China e nos esforços de vários países de gradualmente reverter as medidas de quarentena motivadas pela pandemia de coronavírus.

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta, no primeiro pregão da semana. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific fechou com alta de 0,90%, em meio a crescente tensão entre EUA e China, tendo, agora, Hong Kong como catalisador. Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,15%, enquanto o Hang Seng teve alta discreta de 0,10% em Hong Kong. No Japão, o Nikkei subiu 1,73% em Tóquio, impulsionado por ações dos setores de transportes e imobiliários. Há expectativa de que o governo japonês suspenda o estado de emergência declarado em função da covid-19, o que aliviaria restrições à atividade econômica em Tóquio e outra regiões do país. No mercado de moeda, o iene perde 0,08% diante da moeda americana, que é negociada a 107,74 ienes, no momento. O sul-coreano Kospi teve alta de 1,24% em Seul; o Taiex registrou ganho de 0,56% em Taiwan.

Na Europa, as bolsas operam, também, em alta. Investidores acompanham os esforços de vários governos da região de gradualmente reverter as medidas de quarentena motivadas pela pandemia de coronavírus. A liquidez dos negócios na Europa tende a ser menor devido aos feriados nos EUA e Reino Unido. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, opera com alta de 0,72%, no momento. Em Paris, o CAC40 sobe 1,05%, enquanto o DAX tem alta de 1,52% em Frankfurt. O euro opera com discreta baixa (-0,03%) diante da moeda americana, sendo cotado a US$ 1,0898.

O índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes, opera com discreto recuo (-0,06%), situando-se em 99,80 pontos. Os futuros dos principais índices de ações da bolsa de Nova York operam em alta, nesta manhã: Dow Jones +1,0%; S&P 500 +0,93%; Nasdaq +0,96%.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta segunda-feira. Apesar da baixa liquidez devido aos feriados, americano e inglês. O contrato futuro do petróleo tipo WTI para entrega em julho é cotado a US$ 33,57/barril, com alta de 0,96%.

No mercado doméstico, o ambiente político deve dar uma trégua, uma vez que o vídeo liberado, pelo STF na sexta-feira, não trouxe elementos suficientes para que a crise política evoluísse para um cenário que levasse a Procuradoria Geral da República a apresentar queixa crime contra o presidente Bolsonaro. Diante dos desdobramentos favoráveis no noticiário político interno e com o exterior operando com liquidez reduzida é provável que a taxa de câmbio recue para níveis que prevaleceram antes do agravamento da crise política.

Topo