Hoje na Economia – 25/05/2023

Hoje na Economia – 25/05/2023

Economia Internacional

A ata da última reunião do FOMC, divulgada ontem, não trouxe maiores sinalizações adicionais em relação ao comunicado e à entrevista coletiva de Powell. A ata teve tom compatível com uma postura mais dependente dos dados por parte da maioria do comitê, que revela preferência por manter os próximos passos ainda em aberto tendo em vista o balanço de riscos para inflação e atividade. Por um lado, o comitê manteve a assimetria altista para o cenário de inflação, que segue persistente, enquanto o nível de atividade, por outro, continua apresentando riscos para baixo.

Na Alemanha, o PIB do 1° trimestre foi revisado de 0,0% T/T para -0,3% T/T, levando a variação interanual para -0,5%. A retração do 1º trimestre veio na contramão da expectativa mediana do mercado, que indicava estabilidade na margem (0,0% T/T). O índice GFK de confiança do consumidor para o mês de junho ficou em linha com o esperado (-24,2), avançando ligeiramente em relação ao dado anterior (-25,7).

Para hoje, o restante da agenda global conta com a divulgação de dados de atividade nos EUA. A 2ª revisão do PIB do 1º trimestre mostrou expansão de 1,3% T/T, superior à estimativa de consenso do mercado e da prévia (1,1% T/T). Os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram abaixo do esperado (229 mil vs. 245 mil). Além disso, serão divulgadas as vendas pendentes de casas em abril e o índice de atividade industrial do Fed de Kansas City referente a maio. Hoje os mercados de juros também reagem positivamente aos aparentes avanços das negociações para extensão do teto da dívida norte-americana.

Economia Nacional

No âmbito local, o IPCA-15 de maio registrou variação de 0,51% M/M, abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos e pela expectativa mediana de mercado (0,64% M/M). Na comparação interanual, a inflação medida pelo IPCA-15 desacelerou para 4,07%. A surpresa baixista no dado de maio foi explicada, em boa parte, pela queda de 17,26% M/M nos preços de passagens aéreas, o que levou a uma desaceleração do grupo de serviços. A composição qualitativa do número também mostrou abertura positiva, com perda de tração dos núcleos, em especial para os serviços subjacentes.

Topo