Hoje na Economia – 25/07/2022

Hoje na Economia – 25/07/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o balanço dos PMI’s divulgados na última sexta-feira teve resultado aquém do esperado. O PMI de serviços veio abaixo da expectativa mediana do mercado (47 ante 52,7 projetado), avançando em campo contracionista, enquanto o PMI de manufatura ficou em linha com as estimativas (52,3 vs. 52 estimado).

Na Alemanha, o índice IFO de confiança do consumidor de julho ficou em 88,6, abaixo do esperado pelo mercado (90,1) e desacelerou ante o dado anterior 92,3). A piora se deu pela queda mais forte que o projetado do componente de expectativas, que ficou em 80,3, ante expectativa de 83, refletindo a resiliência da dinâmica inflacionária e as incertezas associadas à questão energética no continente europeu. O número de junho havia sido de 85,8. Esses dados piores de atividade aumentam o receio dos mercados com o risco de recessão.

Hoje, a agenda tende a ser pouco movimentada, tendo como destaque a divulgação do índice de atividade do Fed de Dallas referente ao mês de julho.

Economia Nacional

No âmbito local, o destaque do noticiário do final de semana foi o lançamento oficial da candidatura do presidente Bolsonaro. Ele prometeu a continuidade do auxílio em R$600, o que representa um desafio relevante para a sustentabilidade fiscal e precisará ser endereçado no próximo mandato presidencial.

A agenda econômica de hoje conta com a divulgação do IPC-S da 3ª semana de julho e a atualização dos dados de Conta Corrente de março pelo Banco Central. Será importante, também, monitorar o comportamento das expectativas de inflação e juros no Relatório Focus.

Topo