Hoje na Economia 25/10/2013

Hoje na Economia 25/10/2013


Edição 901

25/10/2013

O comportamento mostrado pelos principais mercados nesta manhã prenuncia mais um dia desfavorável aos ativos de risco em geral, notadamente ações.

Na China, a bolsa de Xangai recuou 1,45% no pregão de hoje, constituindo o quarto dia de queda seguido. O temor com a alta das taxas do interbancário chinês afugentou os investidores. O juro para um mês subiu para 4,89%, o mais alto patamar deste junho passado. Acredita-se que as autoridades monetárias estão enxugando a liquidez procurando monitorar o ritmo do crescimento após a inflação ter atingido em setembro o mais elevado nível desde fevereiro. Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou o dia perdendo 0,60%. No Japão, o índice Nikkei amargou perda de 2,75%, a maior perda desde 07 de agosto. Esse resultado refletiu a valorização do dólar (com investidores buscando ativos em iene como porto seguro) e realização de lucros. O dólar é negociado a 97,07 ienes, recuando ante 97,30 ienes de ontem à tarde. O índice MSCI Asia Pacific fechou a sexta-feira com queda 1,0%.

Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas (índice IFO) mostrou recuo em outubro, decepcionando os analistas. No Reino Unido, o PIB cresceu 0,8% no 3º trimestre vis-à-vis o 2ºT, na maior expansão desde o 2ºT10. Ignorando esses dados, as bolsas da região operam majoritariamente em baixa. O índice STOXX600 recua 0,21%, enquanto o FTSE100 de Londres encontra-se estável. O CAC40 de Paris e o DAX30 de Frankfurt registram -0,41% e -0,15%, respectivamente, no momento.

Os futuros das principais bolsas americanas, S&P e D&J, operam sem tendência definida nesta manhã, enquanto aguardam a divulgação dos dados sobre encomendas de bens duráveis e confiança do consumidor, que serão divulgados nos Estados Unidos. Segundo o consenso de mercado, os pedidos de bens duráveis devem ter aumentado 2,3% em setembro (0,1% em agosto), enquanto a confiança do consumidor, medida pela Universidade de Michigan, deve ter atingido 75,0 em outubro. O dólar mostra ligeiro recuo em relação às principais moedas, no momento. O juro pago pelatreasury de 10 anos situa-se em 2,507% ao ano.

No mercado de petróleo, a cotação do produto WTI, após as sucessivas quedas dos últimos dias, estabilizou em US$ 92,34/barril, com ganho de 0,24% no momento. Demais commodities operam em baixa: metais -0,59%; agrícolas -0,04%; metais preciosos -0,79% e energéticas -0,18%.

Emoldurado por esse ambiente avesso ao risco que predomina nos principais mercados internacionais, a Bovespa deve operar também em função da expectativa gerada pela divulgação do balanço da Petrobrás no dia de hoje. No mercado de câmbio, a aversão ao risco deve manter a tendência de valorização do dólar ante ao real, que pode ser atenuada pela decisão do BC em rolar integralmente o montante de SWAP que vence na semana que vem. Mercado de juros deve oscilar ao sabor do câmbio e dos movimentos dos juros internacionais.

Superintendência de Economia
Sul América Investimentos – Associada ao ING
www.sulamericainvestimentos.com.br

Topo