Hoje na Economia – 25/10/2022

Hoje na Economia – 25/10/2022

Economia Internacional

Nos EUA, as prévias dos índices de gerentes de compras (PMIs) divulgadas ontem surpreenderam negativamente e mostraram desaceleração, em especial, do setor de serviços. O PMI de manufatura ficou em 49,9, abaixo do esperado (51) e do dado anterior (52), enquanto o PMI de serviços avançou em terreno contracionista e veio mais fraco do que o esperado (46,6 ante 49,5). O índice de atividade nacional do Fed de Chicago referente a setembro trouxe leve surpresa positiva na margem (0,1 contra -0,1 esperado), tendo o dado de agosto sido revisado para cima, de 0 para 0,1.

Na Alemanha, o índice IFO de clima de negócios para o mês de outubro manteve-se estável em 84,3 ante expectativa de ligeira queda para 83,5, puxado pela surpresa positiva no componente de situação atual e pela melhora marginal no componente de expectativas. No Reino Unido, Rishi Sunak foi anunciado como novo primeiro-ministro britânico após a renúncia de Liz Truss, o que agradou o mercado local e impactou positivamente juros e câmbio.

Hoje, a agenda global segue com dados dos EUA. Serão divulgados o índice de confiança do consumidor do Conference Board e a sondagem industrial do Fed de Richmond de outubro. Ao longo do dia, Waller, do Fed, deve discursar.

 

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de ontem ficou restrita à divulgação das pesquisas eleitorais, que seguem mostrando panorama de estabilidade.

Destaque da agenda hoje, o IPCA-15 de outubro avançou 0,16% M/M, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,08% M/M) e pela mediana do mercado (0,09% M/M), acumulando alta de 6,86% nos últimos 12 meses. A despeito da surpresa altista no índice-cheio, que foi puxada por itens voláteis como alimentação e passagem aérea, a leitura é de um dado com composição qualitativamente positiva, especialmente pelo arrefecimento em serviços subjacentes na margem.

No front político, devem ser divulgadas novas pesquisas ao longo do dia. No todo, pesquisas de ontem indicaram um panorama de estabilidade.

 

Topo