Hoje na Economia – 25/10/2023

Hoje na Economia – 25/10/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, as leituras preliminares dos PMIs referentes a outubro, que foram divulgadas ontem, avançaram em relação a setembro e vieram mais fortes do que o esperado. O PMI de Serviços subiu de 50,1 para 50,9, acima da expectativa mediana do mercado de 49,9, enquanto o PMI de Manufatura adentrou o campo expansionista ao avançar de 49,8 para 50, ante 49,5 esperado. O número-índice da sondagem industrial do Fed de Richmond recuou de 5 para 3 em outubro, em linha com o esperado pelos analistas.

Nesta madrugada, o destaque da agenda foi a divulgação do índice IFO de clima de negócios referente a outubro na Alemanha, que surpreendeu positivamente e veio acima do esperado. O IFO subiu de 85,7 para 86,9, excedendo a projeção mediana do mercado de 86.

Para hoje, a agenda global de dados inclui a divulgação das vendas de novas casas em setembro nos EUA, que devem ter avançado 0,7% M/M na margem, e dos discursos de importantes banqueiros centrais. Lagarde, do ECB, e Powell, do Fed, devem falar.

Cenário Brasil

No âmbito local, a arrecadação federal foi de R$ 174,3 bilhões em setembro, sensivelmente abaixo do esperado pelo consenso de mercado (R$ 174,9 bilhões) e consistente com alta real de 1,4% M/M. Na comparação interanual, a arrecadação registrou retração de 0,3% em termos reais.

Hoje a agenda doméstica contempla a divulgação do Relatório Mensal da Dívida Pública referente ao mês de setembro.

Topo