Hoje na Economia – 26/02/2025

Hoje na Economia – 26/02/2025

Cenário Internacional
Ontem, a Câmara dos EUA aprovou a primeira versão do orçamento de 2026, com cortes significativos em programas sociais para manter os cortes de impostos implementados por Trump em 2017, que estão previstos para expirar. O projeto agora segue para o Senado.
Também ontem, o presidente Donald Trump ordenou a abertura de uma investigação sobre a possível aplicação de novas tarifas sobre as importações de cobre.
Sobre China, a Bloomberg divulgou uma matéria falando que o governo pode injetar pelo menos US$ 55 bilhões de dólares nos bancos locais para evitar riscos e fomentar a concessão de crédito.
Nos dados divulgados durante a madrugada, a confiança do consumidor da Alemanha para março ficou em -24,7, abaixo da expectativa de -21,6.
Na agenda de hoje, nos EUA, será divulgado ao meio-dia o dado de vendas de novas casas. Ao longo do dia, dois membros do Fed farão discursos.

 

Cenário Brasil
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a medida provisória (MP) para liberar o saldo do FGTS aos trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário deve ser publicada na próxima sexta-feira (28). A medida deve injetar R$ 12 bilhões na economia e terão acesso aos recursos os trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 e a edição da MP.
Na temática fiscal, a votação da PLOA na Comissão Mista de Orçamento e no plenário do Congresso Nacional deve ocorrer na semana do dia 17 de março.
No âmbito do governo, como amplamente noticiado nos últimos dias, o presidente Lula iniciou ontem sua reforma ministerial, substituindo Nísia Trindade por Alexandre Padilha no comando do Ministério da Saúde.
Na agenda de hoje, será divulgado o CAGED de janeiro às 10h30. O consenso do mercado aponta para a criação de 71 mil vagas, mas vale destacar que, na segunda-feira, o ministro Luiz Marinho afirmou que o número deve superar 100 mil postos de trabalho.

Topo