Hoje na Economia – 26/03/2024

Hoje na Economia – 26/03/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de atividade divulgados ontem vieram em direções mistas. O Índice de Atividade Nacional do Fed de Chicago retornou ao campo positivo em fevereiro ao subir de -0,54 para 0,05 e surpreendeu a projeção mediana dos analistas de -0,34. Por outro lado, as vendas de novas casas recuaram 0,3% M/M em fevereiro, enquanto o índice de atividade do Fed de Dallas veio abaixo do esperado em março (-14,4 vs. -10).

Na Alemanha, o índice GFK de confiança do consumidor para abril permaneceu em campo negativo, mas surpreendeu ligeiramente a projeção mediana dos analistas (-27,4 vs. -28,8).

Hoje a agenda conta com nova rodada de dados de atividade nos EUA. Serão divulgadas as encomendas de bens duráveis e de bens de capital na leitura preliminar de fevereiro, a confiança do consumidor apurada pelo Conference Board em março e a sondagem industrial do Fed de Richmond referente a março.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a ata da última reunião do COPOM, divulgada nesta manhã pelo Banco Central, trouxe tom hawkish e manteve a sinalização de que não houve mudança substancial em seu cenário base, mas que diante de um ambiente com incertezas elevadas tanto no cenário local quanto no externo e necessidade de ganho de flexibilidade por parte da autoridade monetária, antevê manutenção do ritmo de 50 pb para a próxima reunião, não mais no plural. As fontes de incerteza mencionadas pelo comitê, que demandam maior cautela na condução da política monetária, incluem o dinamismo do mercado de trabalho e a resiliência da atividade econômica, além da aceleração dos salários acima dos ganhos de produtividade, e uma preocupação com a velocidade do processo de desinflação dos serviços no contexto de demanda agregada mais resiliente.

O IPCA-15 de março mostrou variação de 0,36% M/M, superior à esperada pela SulAmérica Investimentos (0,29% M/M) e pela mediana de mercado (0,30% M/M). A surpresa altista foi explicada em maior parte pela variação acima da esperada dos preços de passagens aéreas, que caíram 9% no mês. Em termos da composição qualitativa, os bens industriais seguiram rodando em patamar comportado, puxados por artigos de residência e vestuário, enquanto os serviços subjacentes vieram mais fortes do que o esperado pela SulAmérica (0,39% M/M vs. 0,32% M/M).

O Relatório Focus desta semana trouxe revisões marginais das projeções de inflação ao longo do horizonte relevante de política monetária. O IPCA esperado para 2024 caiu de 3,79% para 3,75%, e a inflação projetada para o ano que vem foi reduzida em 1 pb, para 3,51%.

Topo