Hoje na Economia – 26/07/2022

Hoje na Economia – 26/07/2022

Economia Internacional

Os dados de atividade dos Fed’s regionais divulgados ontem mostraram viés mais fraco para a economia americana no 2º trimestre. O índice de atividade nacional do Fed de Chicago ficou abaixo do esperado, em -0,19 ante expectativa de 0, e com revisão para baixo do dado anterior (de 0,01 para -0,19). A média móvel de 3 meses da série adentrou o campo negativo, indicando crescimento abaixo da tendência histórica. O índice de atividade do Fed de Dallas também veio pior que o esperado (-22,6 contra -18,5 estimado). Notícia positiva foi a manutenção da queda do índice de tempo de entrega, que pode indicar alguma normalização das cadeias globais, mas que foi acompanhada também pela queda em novas encomendas.

Para hoje, agenda econômica global conta com a divulgação de novos dados nos EUA, em destaque a confiança do consumidor do Conference Board, o índice de atividade do Fed de Richmond, que também deve ter resultado negativo, em linha com os divulgados ontem, e as vendas de novas casas em junho, dado para o qual o mercado projeta queda de 5,2% M/M.

Economia Nacional

Divulgado ontem, o Relatório Focus do Banco Central mostrou nova revisão altista na margem para o IPCA de 2023, de 5,2% para 5,3%, enquanto a inflação deste ano segue sendo revisada para baixo, de 7,54% para 7,3%, incorporando as reduções de impostos sobre preços administrados, que já se refletem nas coletas de inflação. O IPC-S da 3ª semana de julho variou -0,44%, puxado pela queda de 2,88% em Transportes.

Os dados da Conta corrente de março, que foram atualizados ontem pelo Banco Central, indicaram déficit de 2,8 bilhões de dólares, número pior que o esperado pelos economistas, mas que não indica fragilidade no setor externo.

Hoje, a agenda doméstica reserva a divulgação do IPCA-15 de julho, para o qual a SulAmérica Investimentos estima alta de 0,16% M/M, em linha com a expectativa mediana do mercado, e do INCC-M de julho, que deve avançar em torno de 1% M/M.

Topo