Hoje na Economia 26/09/2022

Hoje na Economia 26/09/2022

Cenário Internacional

Mercados operam em movimento de aversão a risco catalisado pela percepção de deterioração do cenário econômico e do aumento do receio com recessão, com bolsas em queda e dólar forte. Destaque para a libra esterlina, que sofre grande desvalorização, após o anúncio de expansão fiscal pelo governo Liz Truss. Mercados analisam a possibilidade de medidas por parte do Banco da Inglaterra. Na Alemanha, o índice IFO de clima de negócios referente ao mês de setembro veio em 84,3, frustrando a expectativa do mercado (87) e caindo em relação ao dado anterior (88,5). A queda do índice ocorreu tanto no componente de situação atual quanto de expectativas, mas foi mais intensa no último, que saiu de 80,5 para 75,2 e ficou abaixo do esperado (79).

Hoje, a agenda global tem como destaques a divulgação de dados de atividade nos EUA. O índice de atividade nacional do Fed de Chicago de agosto deve ficar em 0,23, desacelerando em comparação ao número anterior, enquanto a sondagem industrial do Fed de Dallas deve permanecer em patamar contracionista, em -10. Também, membros do Fed voltam a discursar esta semana, com Mester, Logan e Bostic falando hoje. A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, também discursa.

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda na última sexta-feira foi esvaziada. Nessa semana, a atenção dos mercados está nas pesquisas eleitorais, e a avaliação das perspectivas para o primeiro turno.

Para hoje, o destaque é a divulgação do Relatório Focus, que deve trazer revisões das projeções para taxa de juros e inflação depois da reunião do COPOM na semana passada. Também serão divulgados dados de setor externo e conta-corrente e de arrecadação federal.

Topo