Hoje na Economia – 26/09/2023

Hoje na Economia – 26/09/2023

Cenário Internacional

Hoje a agenda global terá como destaques dados de atividade nos EUA e discursos de membros do Fed. Serão divulgadas as vendas de novas casas em agosto e o índice de confiança do consumidor do Conference Board referente a setembro, que deve mostrar leve queda nesta leitura, além do indicador de atividade do Fed de Richmond e da sondagem de serviços do Fed de Dallas, referentes a setembro. Bowman e Holzman, do Fed, discursam.

Cenário Brasil

A ata referente à última reunião do COPOM, divulgada nesta manhã pelo Banco Central, não trouxe mudanças especialmente significativas em termos de sinalização, na medida em que o comitê manteve a sinalização de que os próximos ajustes devem ser da mesma magnitude do atual. Contudo, a leitura é de que houve adoção de um tom mais hawkish por parte dos membros do comitê, destacando as incertezas associadas ao cenário externo e os riscos tanto altistas quanto baixistas para a dinâmica de inflação à frente, em especial na parte de serviços subjacentes, e para o crescimento esperado, o que demandaria maior cautela de avaliação.

Destaque da agenda de hoje também foi a divulgação do IPCA-15 de setembro, que registrou variação de 0,35% M/M, inferior à esperada pela SulAmérica Investimentos (0,39% M/M) e pela projeção mediana de mercado (0,37% M/M), e chegou a 5,0% na comparação interanual. Em termos de composição qualitativa, o dado prévio da inflação de setembro mostrou surpresa altista dos serviços subjacentes, enquanto os bens industriais tiveram deflação e surpreenderam para baixo. No todo, o número corrobora o diagnóstico de continuidade do processo de desinflação, com comportamento que segue benigno.

Topo