Hoje na Economia – 26/10/2023

Hoje na Economia – 26/10/2023

 Cenário Internacional

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (ECB) manteve suas taxas referenciais estáveis nesta reunião, conforme amplamente esperado pelos mercados. No comunicado, o comitê reforçou o diagnóstico de persistência das pressões inflacionárias e manteve a postura de dependência dos dados na calibragem dos próximos passos de política monetária. Lagarde, em entrevista coletiva, ressaltou que o comitê ainda considera prematura a discussão acerca do início de flexibilização monetária, e que cortes de juros não foram discutidos na reunião de outubro.

Nos EUA, a agenda de hoje teve como destaque a divulgação do PIB do 3° trimestre, que surpreendeu positivamente a expectativa consensual dos analistas de mercado ao registrar crescimento de 4,9% T/T anualizado, ante 4,5% esperado. A surpresa positiva no dado do 3° trimestre teve importantes contribuições da variação nos estoques e do consumo privado, em especial de serviços e bens, o que corrobora a visão de resiliência da demanda interna neste ano. O balanço dos outros dados divulgados nesta manhã também foi altista para a atividade, com as encomendas de bens duráveis vindo acima do esperado na leitura prévia de setembro tanto no headline (4,7% M/M vs. 1,8% M/M) quanto nos núcleos.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA-15 referente a outubro, que mostrou variação de 0,21% M/M, em linha com a expectativa mediana do mercado (0,20% M/M) e da SulAmérica Investimentos (0,19% M/M). A leitura preliminar de outubro indicou aceleração dos preços livres, puxada pela moderação da deflação em Alimentação e em bens industriais – que surpreenderam para baixo- e pela alta nos preços de passagens aéreas, enquanto os preços administrados recuaram na esteira da descompressão da gasolina, que veio abaixo do esperado, e da energia elétrica. Em termos de composição qualitativa, o dado também seguiu mostrando dinâmica benigna, com as principais métricas subjacentes surpreendendo para baixo.

Topo