Hoje na Economia 26/12/2014

Hoje na Economia 26/12/2014

Edição 1185

26/12/2014

Mercados operam em alta na maioria das praças no dia de hoje, prevalecendo baixo volume de negócios, como soe acontecer nesta época do ano.

Destaque para a bolsa da Rússia que sobe ao lado do fortalecimento do rublo. Governo russo adotou medidas para estimular o aumento de oferta de moedas estrangeiras pelos exportadores, ao mesmo tempo em que procura reverter a crise que envolve o sistema bancário local.

Na China, a bolsa de Xangai fechou o dia com valorização de 2,77%, levando o índice Composto para o patamar mais elevado desde 2009. A expectativa de que o governo deverá acelerar medidas para estimular o crescimento econômico contribuiu para o bom desempenho dos últimos dois dias.

No Japão, bolsa de Tókio fechou com ligeira alta em meio à fraca liquidez. O índice Nikkei apurou valorização de 0,06%. Faltando dois dias para acabar o ano, o Nikkei acumula alta de 9,8% em 2014. A inflação japonesa recuou pelo quarto mês seguido, ao mesmo tempo em que a produção industrial e as vendas do varejo, referentes a novembro, mostraram inesperadas quedas. Esse quadro deve levar o governo a reforçar as injeções monetárias na economia, favorecendo o enfraquecimento da moeda japonesa frente às principais moedas. O dólar é negociado a 120,31 ienes, contra 120,15 na tarde de quarta-feira. O índice MSCI Asia Pacific encerrou o dia com ganho de 0,3%.

Nos Estados Unidos, os mercados reabrem em alta, após o feriado de Natal. Os futuros dos índices de ações S&P e D&J registram valorizações de 0,18% e 0,21%, respectivamente, no momento, em meio à baixa liquidez. No mercado de câmbio, o dólar sustenta ligeira alta frente às principais moedas (dólar index: +0,10%), enquanto a Treasury de 10 anos remunera a 2,258% ao ano. Não haverá divulgação de dados econômicos no dia de hoje.

Na Europa, bolsas fechadas por conta do feriado.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é negociado a US$ 56,51/barril, com alta de 1,16%, nesta manhã, após a Arábia Saudita ter reafirmada sua confiança de que os preços deverão retomar a trajetória de alta. Demais commodities também operam em alta, com destaque para metais (+0,12%) e metais preciosos (+1,28%).

Com fraco movimento, neste dia sem destaques no exterior, a Bovespa deve operar em cima das notícias envolvendo a Petrobrás. No mercado de câmbio, a sustentação do valor do dólar em R$ 2,70 alimenta a expectativa de que o Banco Central deverá anunciar a extensão do programa de swaps, ao mesmo tempo em que consolida apostas em nova alta de 50 pontos na Selic, no Copom de janeiro.

Topo