Hoje na Economia 27/01/2016

Hoje na Economia 27/01/2016

Edição 1444

27/01/2016

Mercados operam entre altos e baixos nesta manhã, sem direcional definido, preocupados com ameaças de novas quedas nos preços do petróleo e de olho na reunião de política monetária do Fed, que deve manter a taxa básica de juros inalterada em 0,50% ao ano.

Na Ásia, o índice MSCI Asia Pacific ganhou 0,9% no pregão de hoje. O índice Nikkei, referência da bolsa de Tóquio, fechou a sessão, desta quarta feira, em alta de 2,72%, puxado pelos ganhos de ações de primeira linha. A moeda japonesa mantém os avanços recentes frente ao dólar. No momento, a moeda americana é cotada a 118,21 ienes, com a moeda japonesa valorizando 0,17%. Na China, a queda nos lucros empresariais e denuncias de corrupção afastaram os investidores do mercado de ações. O índice Xangai Composto fechou o dia com queda de 0,52%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng apurou valorização de 1,02%.

As bolsas europeias mostram forte volatilidade no dia de hoje. Após uma abertura em que se esboçou discreta alta, voltam a cair pesado. O índice pan-europeu de ações apresenta recuo de 0,50%, no momento. Comportamento semelhante mostram os principais mercados de ações da região: Londres -0,39%; Paris -0,41%; Frankfurt -0,35%. O euro é cotado a US$ 1,0867, mantendo relativamente estável em relação à moeda americana.

No mercado americano, aguarda-se pelo desfecho da reunião do Fomc, nesta tarde. Diante das turbulências externas causadas pelas desconfianças que cercam a economia chinesa e o enfraquecimento da economia americana expresso nos dados sobre o 4º trimestre reforçam o cenário de que o Fed deverá moderar o processo de normalização da política monetária. O mercado futuro de juros precifica apena uma alta de 0,25 pp dos Fed Fund nesta ano, contra 4 altas previstas pelas projeções do. Fed. No momento, o futuro do S&P 500 registra queda de 0,63%; o juro do T-Bond de 10 anos encontra-se em 1,991% (-0,18%) e o dólar índex recua 0,32%.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI recua 3,15%, nesta manhã, sendo negociado a US$ 30,48/barril, refletindo a expectativa de aumento dos estoques americanos, cujos dados serão divulgados ao longo do dia. Demais commodities operam em queda: índice Bloomberg de Commodity recua 0,41%, no momento.

A Bovespa continuará refém do ambiente externo, refletindo principalmente, as baixas nos mercados de commodities, em especial, do petróleo. A curva de juros futuros deve mostrar fracas oscilações, à espera da divulgação da ata do Copom, amanhã, que deverá confirmar a preocupação da autoridade monetária com o agravamento da recessão doméstica, impondo estabilidade dos juros nos próximos meses.

Topo