Hoje na Economia – 27/01/2023

Hoje na Economia – 27/01/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o PIB do 4º trimestre de 2022 registrou expansão de 2,9% T/T anualizada, surpreendendo a mediana das projeções do mercado de 2,6% T/T e consistente com crescimento de 2,1% A/A. A despeito da surpresa positiva do dado, que foi concentrada em estoques, o consumo avançou abaixo do esperado em termos anualizados (2,1% T/T contra 2,9% T/T), revelando uma composição menos otimista do que a sugerida pelo número fechado. As encomendas de bens duráveis subiram 5,6% M/M na leitura prévia de dezembro, acima do esperado pelo consenso de mercado (2,5% M/M). Em contrapartida, os núcleos registraram ligeira contração na margem, em linha com o projetado. As encomendas de bens de capital caíram 0,2% M/M ante alta de 0,1% M/M no mês anterior. Os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram abaixo do esperado (186 mil vs. 205 mil), corroborando a leitura de continuidade da robustez do mercado de trabalho. O índice de atividade nacional do Fed de Chicago manteve-se em campo negativo, conforme esperado pelo mercado (-0,49 contra -0,51).

Hoje a agenda global conta com a divulgação de novos dados nos EUA, com destaque para a inflação medida pelo PCE, cujo núcleo deve subir 0,3% M/M, e para a leitura final da Pesquisa de Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan.

Economia Nacional

No âmbito local, o saldo em conta corrente, divulgado ontem pelo Banco Central, registrou déficit de US$ 10,8 bilhões em dezembro, superior ao esperado pela mediana de mercado (déficit de US$ 6,3 bilhões) e fechou o ano com déficit acumulado da ordem de 2,9% do PIB. A surpresa negativa do dado teve contribuição das contas de serviços, em especial viagens e transportes, e de remessas de dividendos.

O volume de crédito cresceu 1,3% M/M em dezembro, acima do esperado pelos analistas (1,1% M/M) e compatível com alta de 14% A/A, de acordo com as estatísticas divulgadas pelo Banco Central.

No restante do dia, a agenda doméstica de dados reserva a divulgação do Resultado Primário do Governo Central referente ao ano de 2022.

Topo