Hoje na Economia – 27/02/2025
Cenário Internacional
Nos dados divulgados durante a madrugada, o índice final de confiança do consumidor da Zona do Euro para o mês ficou em -13,6 pontos, confirmando a prévia. Já o índice de sentimento econômico, que combina a percepção de empresários e consumidores, atingiu 96,3 pontos, acima da expectativa de 95,9.
Na agenda de hoje, às 10h30, será divulgada a segunda estimativa do PIB do 4º trimestre dos Estados Unidos, com projeção de crescimento de 2,3% T/T. No mesmo horário, saem os dados de encomendas de bens duráveis de janeiro e o resultado semanal dos pedidos de seguro-desemprego. Ao meio-dia, serão divulgados os dados de vendas de imóveis pendentes em janeiro, e, às 13h, o índice de atividade do Fed de Kansas City referente a fevereiro.
Cenário Brasil
Ontem o mercado reagiu à notícia de que o presidente Lula teria recebido conselho de antigos aliados para deslocar Fernando Haddad do Ministério da Fazenda para a Casa Civil. No entanto, não há indicativos de disposição de Lula em promover mudanças na Fazenda e na Casa Civil.
Ontem, Lula afirmou já ter escolhido quem irá comandar a Secretaria de Relações Institucionais, mas que anunciará apenas após falar com o indicado sobre a decisão.
Hoje foi divulgado o IGP-M de fevereiro, que avançou 1,06% M/M, ligeiramente acima das expectativas do mercado, que apontavam alta de 1,03%. O índice acelerou tanto em comparação ao IGP-10 (0,87%) quanto ao IGP-M de janeiro (0,27%).
Já às 9h, foi divulgada a PNAD, revelando que a taxa de desemprego ficou em 6,5% no trimestre encerrado em janeiro, levemente abaixo da mediana das projeções do mercado, de 6,6%.