Hoje na Economia – 27/05/24

Hoje na Economia – 27/05/24

Cenário Internacional

Nos EUA, a leitura final da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a maio foi revisada para cima em comparação à prévia. O índice de sentimento veio em 69,1, ante 67,7 na divulgação preliminar, puxado pelo componente de expectativas. As expectativas de inflação foram revisadas para baixo em 10 pb, de modo que a inflação esperada para os próximos 12 meses caiu de 3,4% para 3,3% e a expectativas mais longa, de 5 a 10 anos à frente, recuou para 3,0%, de 3,1%.

No overnight, foram divulgados dados na China e na Alemanha. Os lucros industriais chineses tiveram alta de 4,0% A/A em abril, após queda de 3,5% A/A no mês anterior. Na Alemanha, o índice IFO de clima de negócios surpreendeu para baixo a estimativa mediana do mercado (89,3 vs. 90,4), mas permaneceu estável em relação ao dado anterior.

Para hoje, a agenda global fica esvaziada em razão do feriado nos EUA.

Cenário Brasil

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira trouxe novas revisões altistas das expectativas de inflação tanto ao longo do horizonte relevante quanto em horizontes mais longos. O consenso para o IPCA deste ano subiu de 3,80% para 3,86%, enquanto a inflação esperada para 2025 alcançou 3,75%. A expectativa para 2026 avançou 8 pb, para 3,58%. Não houve alterações nos cenários de juros e crescimento.

As notas de operações de crédito referentes a abril, divulgadas nesta manhã pelo Banco Central, mostraram expansão de 0,2% no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), condizente com variação acumulada em 12 meses de 8,7%. As concessões nominais, por outro lado, tiveram queda de 2,5% na série com ajuste sazonal, puxadas pelas operações realizadas com pessoas físicas.

Topo